O coração revelador de Edgar Allan Poe

Retrato de Edgar Allan Poe, de Michael J. Deas
Edgar Allan Poe (1809-1849), no início do século 19, teorizou acerca do conto – gênero literário cujas características, em relação à estrutura e extensão, oscilam entre a novela e o romance. Segundo esse autor, a função do conto é envolver o leitor por meio do surgimento de perigos iminentes durante a leitura. Além de teorizar, Poe concebeu diversos escritos que justificam seus estudos – sua obra compreende mais de cinquenta poemas, dois romances, mais de setenta contos, um tratado filosófico e numerosos ensaios.

Dessa vasta produção, que serviu de referência para outras ramificações da arte, emergem personagens atormentados, cenários sombrios e a proximidade do perigo. Contos como A Queda da Casa de Usher fizeram de Poe o precursor do simbolismo, do impressionismo e do grotesco na literatura moderna. Aliás, o grotesco perpassa toda a produção literária – e a vida – de Poe.

Órfão – e tendo frustrado os sonhos de seus pais adotivos –, o escritor norte-americano levou uma vida de devaneios e tormentos. Com a morte de sua esposa – que era alcoólatra –, Edgar Allan Poe produziu textos cada vez mais soturnos.

Legado de una tragedia é um exemplo de
produção musical  inspirada nos escritos de Edgar Allan Poe.
Em O Retrato Oval, por exemplo, tem-se a história de um homem que vive uma relação voluptuosa com a arte – privilegiando-a mais do que a própria vida. No conto O Gato Preto, permeado de tensões psicológicas, nota-se a presença do sobrenatural. Em quase todos os contos de Poe – e também na sua própria vida –, a presença da Morte é algo recorrente. Aliás, há um conto no qual essa figura macabra surge como uma entidade personificada – A Máscara da Morte Rubra.

Os elementos mórbidos dos escritos de Poe exercem um fascínio notável sobre as diversas ramificações da arte. O cinema, por exemplo, já transformou O Corvo, o mais conhecido poema do autor, em vários filmes. Em um deles, O Corvo (2012), o próprio Poe, interpretado por John Cusack, é o personagem central. A música também evoca a obra de Edgar Allan Poe – basta que produções como Legado de una tragedia sejam lembradas.

Criador do conto? Precursor dos romances policiais? Ou apenas um escritor atormentado?  Seja qual for a definição dada a Poe, os leitores de suas obras serão sempre envolvidos por uma atmosfera obscura e misteriosa. Terão sensações estranhas. Sentirão arrepios. Os mesmos arrepios que sentimos quando vemos um corvo. Ou um gato preto.




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