A travessia de Ivana: uma bela alusão à morfologia do conto maravilhoso
Uma
metade do rosto está diáfana; a outra, obscurecida. Os cabelos soltos,
desgrenhados. Os olhos assustados. E felizes. O espelho, que sempre foi seu
martírio, agora parece amigo. Por meio dele, ela começará a ser quem realmente
é. A tesoura corta devagar. Os cabelos longos e louros dão lugar a uma cabeça
quase masculina. Isso é só o limiar da jornada.
Após cortar os cabelos, símbolo da força e sedução feminina, Ivana começa sua travessia. Foto: Reprodução. |
Não
foi fácil para Ivana (Carol Duarte) revelar à família sua real identidade. A
sequência que precede a cena da transformação – descrita acima e dirigida sob a
regência inconfundível de Rogério Gomes – foi marcada pelo clã dos Garcia sendo
confrontado. Após uma longa discussão (8 minutos), a jovem pergunta se os pais
e o irmão a aceitam como ela é – um homem trans. O silêncio, o choro, os
olhares de repreensão e desespero fornecem uma resposta negativa e fazem com
que Ivana se tranque no quarto e comece o seu rito de passagem – evocando, a
partir daí, múltiplas referências literárias, sobretudo alusões à estrutura do
conto maravilhoso.
O
rosto dividido entre luz e sombras nos reporta ao clássico O médico e o monstro, do escocês Robert Louis Stevenson. Como o
protagonista dessa história, o Dr. Jekyll, que oscila entre duas personalidades
e precisa de uma substância para se encontrar, Ivana também inicia a sua
transição. Sim, embora ela já tenha sorvido o hormônio masculino capítulos
antes, é a partir da cena das madeixas sendo cortadas que a transformação, de
fato, começa. A face eclipsada, com as sombras moldando uma nova fisionomia,
também alude ao conhecido conto de fadas A
bela e a fera. Como a fera, é na solidão que Ivana começa a morrer. Mas
essa morte é necessária. É ela que trará o príncipe aprisionado naquele
envoltório medonho. Nesse momento fúnebre, Joyce (Maria Fernanda Cândido), a
mãe de Ivana, entra em cena e traz, de forma comovente, uma releitura da Pietà, conhecida escultura de
Michelangelo.
Essa cena marcou apenas o ápice dramático de uma trajetória que começou há muito tempo. O itinerário de Ivana foi longo. Longo e cheio de elementos que nos remetem à natureza no conto maravilhoso. Este tipo de texto, amplamente estudado pelo russo Vladímir Propp, tem como algumas características: o afastamento, o auxiliar mágico, a transgressão, a travessia e o travestismo.
Essa cena marcou apenas o ápice dramático de uma trajetória que começou há muito tempo. O itinerário de Ivana foi longo. Longo e cheio de elementos que nos remetem à natureza no conto maravilhoso. Este tipo de texto, amplamente estudado pelo russo Vladímir Propp, tem como algumas características: o afastamento, o auxiliar mágico, a transgressão, a travessia e o travestismo.
A posição de Joyce diante do novo filho nos remete à conhecida escultura de Michelangelo. |
Para
tomar a decisão de se revelar à sua família, a jovem passa dias exilada na casa
de Nonato/Elis. É lá, com a ajuda desse ser mágico, que a nova vida de Ivana
(em breve, Ivan, nome de origem russa, inclusive) começa a ser gerada. Vale
lembrar que Nonato/Elis também incorpora as características morfológicas
descritas por Propp. Como nas típicas histórias de encantamento, Nonato se
transforma em Elis, mas tem hora para reverter a transformação. Sim, durante o
dia, volta a ser homem, para enfrentar a sociedade patriarcal – claríssima
alusão ao rito que Propp, em As raízes
históricas do conto maravilhoso, chama de “travestismo”.
Os
destinos de Ivana e Nonato se cruzam num momento comum a todos que transcendem
aquilo que é considerado o padrão – uma situação de preconceito. Na rua,
vestida de homem, Ivana é humilhada e defendida por Nonato, que, a partir de
então, torna-se o seu auxiliar mágico (aquele descrito por Propp). As
sequências nas quais esses personagens sofrem com a incompreensão da sociedade nos
reportam ao livro Alice no País das
Maravilhas, de Lewis Carroll – se você não é uma rosa vermelha, como a
maioria, deve ser destruída.
A travessia - cheia de transgressões - não é fácil. Mas, aos
poucos, Ivana e Nonato vão conquistando as pessoas – dentro e fora da tela. Tanto é que os bons e justos ventos da ficção parecem soprar um belo e emocionante desfecho para a história dessa
dupla. Um final à moda de um legítimo conto maravilhoso. Enquanto aguardamos
esse final espetacular, vamos sonhando também com outra travessia – a chegada ao Outro Lado do Paraíso...
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