Sobre esta sinfonia

Em sua obra Dom Casmurro, Machado de Assis estabeleceu uma analogia entre uma ópera conduzida por anjos caídos e a vida humana. Para ele, todos nós somos integrantes do grande espetáculo que é a vida. Somos todos barítonos, tenores, sopranos, músicos, bailarinos e maestros.

Comungo com o pensamento desse grande autor. A vida é, de fato, uma ópera. Aliás, acredito que a ópera é o espetáculo mais complexo e fascinante que existe. Música, poesia, literatura, pintura, teatro... Esse gênero consegue reunir todas as ramificações da arte num único lugar. Este blog também o faz. Aqui o diálogo entre as artes é recorrente.

Por outro ângulo, a madrugada é o horário da inspiração, é a hora mais propícia aos escritores, é o cenário dos eremitas, que se recolhem, que buscam o conhecimento mais profundo. Sem dúvidas, muitas óperas – e outras obras magníficas – foram criadas durante o silêncio inspirador da madrugada.

Ópera da Madrugada é um espaço de reflexões subjetivas, extensas e culturalmente imersas. 


Rair Oliveira

Comentários

  1. Adorei o texto Òpera da madrugada,além de aborda meu escritor favorito Machado de Assis

    ResponderExcluir
  2. Olá, turma! Amei o blog! Tudo nele: texto, fonte, plano de fundo... provocam a exata angústia que os textos propõe! E os textos? Belíssimos!!! Muito bem escritos e com primor pelo conteúdo e pela ortografia! Voltarei mais vezes para deitar-me. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! O blog está lindíssimo e apresenta uma qualidade artística e literária diferenciada. Ótimo texto sobre a Ópera da Madrugada!Adorei!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O pequeno príncipe" e as metáforas bíblicas da morte

“Clarisse”, a mais bela apologia à dor feita pelo rock nacional

Há 12 anos terminava "Alma Gêmea", um sublime mosaico de símbolos espiritualistas